Ads Header

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Até Amanhã, Camaradas

Num país oprimido por uma ditadura retrógrada, servida por uma polícia política implacável (a PVDE), há quem resista e se organize para mobilizar o povo para a luta pelo pão e pela liberdade. Mesmo que isso lhe possa custar a prisão, torturas, ou até a vida. Pessoas como Vaz, Ramos, António e Paula militantes e funcionários do Partido Comunista, que desenvolvem a sua acção na clandestinidade, reorganizando o Partido nas zonas dos arredores de Lisboa e do ribatejo, ao mesmo tempo que preparam uma grande jornada de luta, com greves e marchas contra a fome. Esta série, adaptada da obra homónima de Manuel Tiago (pseudónimo de Álvaro Cunhal), mostra o dia-a-dia dessa luta clandestina, vivida por dentro, no terreno. Os seus personagens são um retrato dos homens e das mulheres que dedicaram as suas vidas a essa luta. Dos seus ideais, das suas paixões e dos seus sacrifícios. Dos que mostraram fraqueza e dos que deram a vida pelo que acreditavam.

Total de 4 DVDs, com 6 episódios de aproximadamente 50 minutos cada.

Direção: Joaquim Leitão
Legendas: Português, Inglês
País de Origem: Portugal

Read more

Brecht no Cinema

A Versátil reúne, pela primeira vez no Brasil, os principais trabalhos no cinema do dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956), um dos grandes pensadores de nosso tempo. Esta caixa com 3 DVDs traz também um documentário inédito sobre Brecht.

DISCO 1
- A ópera dos três vinténs (Die 3 Groschen-Opera/ALE/1931) Versão restaurada da famosa adaptação de G. W. Pabst (A Caixa de Pandora) para o lendário musical de Brecht. Músicas de Kurt Weill.
- Kuhle Wampe (Kuhle Wampe oder: Wem gehört die Welt?/ALE/1932)
- História de uma família operária durante uma crise econômica na República de Weimar. Marco do cinema político-social. Roteiro de Bertolt Brecht e Ernst Ottwalt.
- Como vive o trabalhador berlinense (Zeitprobleme: wie der Arbeiter wohnt/ALE/1930)
Realizado antes de Kuhle Wampe, este curta de Slatan Dudow é uma denúncia contundente sobre as condições de vida do trabalhador berlinense.

DISCO 2
- Os carrascos também morrem (Hangmen also die!/EUA/1943)
Um nazista é assassinado na Tchecoslováquia ocupada. Como represália, a Gestapo começa uma sangrenta caçada. Obra-prima de Fritz Lang. Roteiro de Bertolt Brecht.
- Os mistérios de uma barbearia (Mysterien eines Frisiersalons/ALE/1923)
Numa barbearia, clientes aguardam enquanto um aprendiz preguiçoso, interpretado pelo famoso ator Karl Valentin, dorme. Direção de Bertolt Brecht e Erich Engel.

DISCO 3
- A vida de Bertolt Brecht (Brecht - Die kunst zu leben/ALE/2006)
Premiado documentário de Joachim Lang que traça um retrato apaixonante de Brecht, a partir de raras imagens de arquivo e entrevistas.
- Visões de Brecht (Brasil/2010)
Depoimentos de especialistas na obra brechtiana: Profa. Iná Camargo Costa (USP), Prof. Marcos Soares (USP) e Profa. Maria Sílvia Betti (USP).

Áudio: Inglês, Alemão
Legendas: Português
Tempo Aproximado: 453 min.
Read more

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Olga

Uma grande história de amor e intolerância. Da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, o filme retrata a vida e os ideais da militante comunista Olga Benário Prestes.Filha de Eugenie Gutmann Benario, descendente de uma rica família judia, e de Leo Benario, advogado e influente personalidade do Partido Social Democrata, Olga ingressou na Juventude Comunista aos 15 anos.

Desde cedo, esteve ligada à estrutura interna do partido Comunista alemão, já ilegal neste período. Cinco anos depois, invadiu a prisão de Moabit e, numa ação ousada, resgatou o professor comunista Otto Braun durante seu julgamento.Em 1928, Olga, junto com Otto, foi enviada pelo partido à União Soviética.

Em Moscou, recebeu treinamento militar no Exército Vermelho e foi designada pela Internacional Comunista (Comintern) para cuidar da segurança pessoal do capitão Luís Carlos Prestes na viagem que o traria de volta ao Brasil para comandar o primeiro levante comunista na América do Sul.

Em uma viagem arriscada, passando pela Europa e pelos Estados Unidos e disfarçados como um rico casal de portugueses em lua-de-mel, Prestes e Olga se apaixonaram. Aos 37 anos de idade, o militar experiente e disciplinado se revelou um homem tímido, que nunca antes havia estado com uma mulher.

No Brasil, o casal se juntou a outros membros enviados pelo Comintern, que viviam na clandestinidade, e o grupo começou a organizar uma revolução comunista. No entanto, o movimento foi tragicamente derrotado. Todos os revoltosos foram esmagados pela polícia de Getúlio Vargas; muitos foram presos e outros tantos mortos.

Em 1936, Olga e Prestes foram presos e nunca mais se viram. O responsável pela prisão foi Filinto Müller, chefe da Polícia Militar do Distrito Federal. E, assim, Olga, grávida de sete meses, foi deportada para a Alemanha de Hitler e teve sua filha, Anita Leocádia, na prisão. Durante todo o tempo em que ficou presa, Olga trocou correspondências com o marido e continuou pregando seus ideais de liberdade e justiça social. Aos quatorze meses, Anita foi separada de Olga.

Entretanto, graças a uma campanha internacional deflagrada pelos incansáveis esforços da mãe de Prestes, Dona Leocádia, a criança foi salva e entregue à família. Olga nunca mais voltou a ver Prestes ou sua filha. A militante foi umas das primeiras vítimas das câmaras de gás, sendo morta na concentração de Bernburg, em 1942.

Direção: Jayme Monjardim
Roteiro: Rita Buzzar
Elenco: Luís Mello; Eliane Giardini; Renata Jesion; Floriano Peixoto; Camila Morgado; Caco Ciocler; Fernando Montenegro; José Dumont
Idiomas: Português
Legendas: Português, Inglês, Espanhol
País de Origem: Brasil


Read more

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cabra-Cega

Estamos em setembro de 1971, a organização está debilitada e discute o abandono da estratégia armada. Escondidos no apartamento de Pedro, Thiago e Rosa, dois jovens militantes da luta armada, vivem o sonho e o pesadelo do projeto revolucionário. Thiago é o comandante de um "grupo de ação" de uma das organizações da ultra-esquerda brasileira, que enfrenta o poder militar. Ferido à bala em uma emboscada da polícia, é obrigado a se esconder na casa de Pedro. Rosa, uma militante, é o contato de Thiago com o mundo, a vida e a fantasia. É também sua enfermeira, amiga, amante. Um thriller realista, que explora no confinamento de um apartamento o fim de uma era. Ou um reinício para Thiago? Vencedor de 5 prêmios no festival de Cinema Brasileiro de Brasília, considerado o melhor filme a retratar os anos de chumbo no Brasil.

Diretor: Toni Venturi
Elenco: Jonas Bloch, Leonardo Medeiros, Débora Duboc
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês
Idiomas: Português
País de Orígem: Brasil


Read more

O Grupo Baader Meinhof

Não é nada comum a história de um grupo político extremista, posteriormente considerado terrorista, virar filme. Baseado em uma historia real, esta adaptação para os cinemas é um filme de ação repleto de mortes, explosões e drama psicológico, com um roteiro que vai fundo nos bastidores do grupo Baader Meinhoff. Na década em que sexo, drogas e rock'n roll, era a base da juventude, um movimento surgiu com alta dose de ideologia e terminou com a execução de diferentes crimes. Atentados a bomba e ações terroristas ameaçaram por anos a democracia européia. O radicalismo dos jovens criados no período pós nazismo liderados por Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin levaria até as últimas consequências a tentativa de romper um possível fascismo. Buscar os direitos do homem sem aplicar uma forma humana de protesto foi o maior erro destes jovens que, por uma revolução limpa, acabaram sujando muitas histórias com sangue.

Direção: Uli Edel
Eleco: Niels-Bruno Schmidt, Martina Gedeck e Jan Josef Liefers
Idiomas: Alemão
Legendas: Português
Duração: 149 Minutos

Read more

Araguaya

O exército brasileiro no auge da ideologia de segurança nacional, um partido de esquerda dissidente, militantes aguerridos (a maioria deles ainda jovens e inexperientes), inocentes camponeses e uma região onde a ambição e a miséria disputavam lugar palmo a palmo. Esse é o cenário de "Araguaya, a conspiração do silêncio", longa-metragem de ficção baseado em extensa pesquisa empreendida pelo realizador e roteirista Ronaldo Duque sobre a guerrilha do Araguaia, um dos episódios mais importantes de nossa história contemporânea.

Direção: Ronaldo Duque
Idiomas: Português
Legendas: Português, Inglês
País de Origem: Brasil
Read more

Zuzu Angel

Nascida em Curvelo (MG), Zuleika Angel Jones iniciou, no Rio de Janeiro, a trajetória que a transformaria na estilista conhecida internacionalmente como Zuzu Angel e que inaugurou a moda brasileira capaz de encantar o mundo. Sua lista de clientes incluía grandes celebridades internacionais da época, como Joan Crawford, Kim Novak e Liza Minelli. Suas matérias-primas iam de panos de colchão e chita a pedras preciosas e o anjo era a logomarca de sua confecção. Nos anos 60, Zuzu conquistava páginas inteiras em grandes jornais norte-americanos como The New York Times e The New York Post, enquanto seu filho Stuart Angel Jones tornava-se militante do MR-8 durante o regime militar brasileiro. Preso em 1971, Stuart foi torturado e assassinado, sendo dado como desaparecido político.

Direção: Sergio Rezende
País de Origem: Brasil
Idiomas: Português
Legendas: Inglês / Espanhol

Read more

Eles Não Usam Black-Tie

Um movimento grevista se inicia numa empresa. Um operário está preocupado com sua namorada, que engravidou, e eles decidem se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes.

Direção: Leon Hirszman
Idiomas: Português
País de Origem: Brasil

Read more

Norma Rae

Na interpretação que lhe garantiu um Oscar, Sally Field está inesquecível como Norma Rae, uma trabalhadora sulista que revoluciona uma pequena cidade e descobre em si mesma um poder que nunca imaginou ter. Sob a orientação de um sindicalista de Nova Iorque e com impressionante coragem e determinação, Norma Rae organiza seus colegas de fábrica para lutar por melhores condições e salários. Baseado em história verdadeira, Norma Rae conta a surpreendente fábula de uma heroína dos tempos modernos.

Direção: Martin Ritt
Elenco: Sally Field, Beau Bridges
Idiomas: Português, Inglês, Espanhol
Legendas: Português, Inglês, Espanhol

Read more

A Greve

Em 1924, o jovem Serguei Eisenstein, então com 26 anos, dirigiu o filme que mudaria a estética e a linguagem do Cinema Soviético. A greve é uma visionária experimentação de manipulação de imagens. O filme recria brilhantemente a greve que ocorreu em 1912 na Tsarist Rússia, num conflito entre operários e polícia.

Direção: Sergei Eisenstein
Legendas: Português, Inglês, Espanhol
Idiomas: Russo
Read more

Tempo de Resistência

A partir do depoimento de mais de 30 pessoas diretamente envolvidas na resistência à ditadura, e impactantes imagens de arquivos, TEMPO DE RESISTÊNCIA revela a história deste longo e nebuloso período, que se estendeu por mais de 20 anos, levando conhecimento e consciência aos jovens em particular.

Embalado pelas músicas de CHICO BUARQUE, FRANCIS HIME e GERALDO VANDRÉ, o filme revela todo o processo do golpe militar, desde o comício do presidente João goulart até o dia da anistia. Aborda os reflexos da ditadura no interior do estado de São Paulo, como em Ribeirão Preto, e no interior do Brasil.

Trata-se de um relato completo sobre o período da ditadura militar no país, visto e contado por quem viveu na pele as consequências da repressão e do autoritarismo, como JOSÉ DIRCEU, ALOYSIO NUNES, FRANKLIN MARTINS, LEOPOLDO PAULINO, DENIZE CRISPIM, entre outros militantes da época.

Direção: André Ristum
Idioma: Português
Legendas: Inglês

Read more

Lamarca

Crônica dos últimos anos na vida do capitão do exército Carlos Lamarca (Paulo Betti) que, nos anos da ditadura, desertou das forças armadas, e passou a fazer oposição, tornando-se um dos mais destacados líderes da luta armada.

Direção: Sérgio Rezende
Elenco: Paulo Betti, Camilo Beviláqua
Idioma: Português
País de Origem: Brasil

Read more

O Que é Isso, Companheiro?

Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.

Direção: Bruno Barreto
Idioma: Português
País de Origem: Brasil / EUA

Read more

Outubro

Terceiro longa metragem de Eisenstein e mais uma de suas fantásticas obras. Filme produzido para comemorar os dez dias da Revolução Soviética em 1917, durante os quais os bolchevistas derrubaram o governo Kerensky. O diretor utiliza métodos experimentais e sofisticados de montagem de forma impressionante, e por meio de tais recursos comunica idéias abstratas e o conceito das massas como herói. Filme obrigatório aos amantes da sétima arte por sua criatividade e forte apelo político e social.

Direção: SERGEI EISENSTEIN
Legendas: Português, Inglês, Espanhol
Idiomas: Russo

Read more

Che 40 Anos Depois

Ernesto Che Guevara é lembrado por Pombo e Urbano, dois rapazes protegidos do guerrilheiro que lutou no Congo e na Bolívia. Eles contam como sobreviveram depois de sua morte em outubro de 1967 em Las Higueras. Meninos naquela época, revelam que nunca foram abandonados por Che nos 11 anos e 7 meses que o acompanharam. São testemunhas oculares de uma história que os livros não contam.

Direção: Gianni Miná
Idiomas: Espanhol - Italiano
País de Origem: Cuba

Read more

Cuba 30 Anos Depois

Acompanhe a entrevista em que Fidel Castro fala sobre a dissolução da URSS e o declínio do socialismo no Leste Europeu. O líder cubano analisa como será o mundo a partir desses acontecimentos. Fidel fala também do caso Uchoa, o jovem general e herói cubano fuzilado depois de seu envolvimento com narcotraficantes. Castro reflete ainda sobre o drama e as conseqüências de trinta anos do injusto embargo econômico.

Direção: Gianni Miná
Idiomas: Espanhol - Italiano
País de Origem: Cuba

Read more

Um Dia Com Fidel

Fidel Castro abre sua alma nesta entrevista reveladora ao jornalista italiano Gianni Minà gravada em Cuba. Foram 16 horas de bate-papo em que o líder cubano faz um balanço de sua vida e dos 15 anos da revolução cubana. Um registro histórico de um dos homens mais importantes da história recente da humanidade.

Direção: Gianni Miná
Idiomas: Espanhol - Italiano
País de Orígem: Cuba

Read more

Estado de Sítio

Em ousada operação, um grupo de guerrilheiros sequestra diplomata brasileiro e um cidadão americano de nome Philipe Michael Santore (Yves Montand), funcionário de uma agência americana. Ato contínuo passam a exigir a libertação de militantes presos. Desse momento em diante o filme é narrado em flashbacks relatando suas atividades, a grande repercussão internacional e a articulação dos meios de repreensão ao movimento. Filme do mestre Constantin Costa-Gravas que esclarece, de forma notável, fatos de nossa história recente.

Direção: COSTA GRAVAS
Elenco: YVES MONTAND & JACQUES WEBER & RENATO SALVATORI & YVETTE ETIEVANT
Idiomas: Francês
País de Orígem: França

Read more

Diários de Motocicleta

Em 1952, dois jovens argentinos, Alberto Granado e Ernesto Guevara, decidem se aventurar numa viagem de motocicleta por um continente praticamente desconhecido: a América Latina. A travessia vai mudar, definitivamente, o rumo de suas vidas.

Direção: Walter Salles
Roteiro: Jose Rivera (III)
Elenco: Mía Maestro (Chichina), Jean Pierre Noher (Ernesto Guevara Lynch), Gael García Bernal (Che Guevara), Rodrigo De la Serna (Alberto Granado), Mercedes Morán (Celia de la Serna)



Read more

Che 2 - A Guerrilha

Após a Revolução Cubana, Che está no auge de sua fama e poder. Então, ele desapareceu, ressurgindo incógnito na Bolívia, onde organiza um pequeno grupo de camaradas cubanos e recrutas bolivianos para começar a revolução latino-americana.

Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Peter Buchman
Elenco: Benicio Del Toro (Ernesto ''Che'' Guevara de la Serna), Catalina Sandino Moreno (Aleida Guevara), Franka Potente (Tania), Lou Diamond Phillips (Mario Monje), Rodrigo Santoro (Raul Castro)

Read more

Che - O Argentino

Cinebiografia de Che Guevara, importante militante que fez parte da Revolução Cubana nos anos 60. Primeira parte da saga idealizada por Steven Soderbergh.

Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Peter Buchman
Elenco: Benicio Del Toro (Che Guevara), Catalina Sandino Moreno, Franka Potente, Demián Bichir (Fidel Castro), Rodrigo Santoro (Raul Castro)





Read more

Bem-vindos ao acervo de nossa videoteca!

Neste blog você encontra os títulos disponíveis para empréstimo na videoteca do Centro Cultural Manoel Lisboa em Minas Gerais.
Read more