Ads Header

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Brecht no Cinema

A Versátil reúne, pela primeira vez no Brasil, os principais trabalhos no cinema do dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956), um dos grandes pensadores de nosso tempo. Esta caixa com 3 DVDs traz também um documentário inédito sobre Brecht.

DISCO 1
- A ópera dos três vinténs (Die 3 Groschen-Opera/ALE/1931) Versão restaurada da famosa adaptação de G. W. Pabst (A Caixa de Pandora) para o lendário musical de Brecht. Músicas de Kurt Weill.
- Kuhle Wampe (Kuhle Wampe oder: Wem gehört die Welt?/ALE/1932)
- História de uma família operária durante uma crise econômica na República de Weimar. Marco do cinema político-social. Roteiro de Bertolt Brecht e Ernst Ottwalt.
- Como vive o trabalhador berlinense (Zeitprobleme: wie der Arbeiter wohnt/ALE/1930)
Realizado antes de Kuhle Wampe, este curta de Slatan Dudow é uma denúncia contundente sobre as condições de vida do trabalhador berlinense.

DISCO 2
- Os carrascos também morrem (Hangmen also die!/EUA/1943)
Um nazista é assassinado na Tchecoslováquia ocupada. Como represália, a Gestapo começa uma sangrenta caçada. Obra-prima de Fritz Lang. Roteiro de Bertolt Brecht.
- Os mistérios de uma barbearia (Mysterien eines Frisiersalons/ALE/1923)
Numa barbearia, clientes aguardam enquanto um aprendiz preguiçoso, interpretado pelo famoso ator Karl Valentin, dorme. Direção de Bertolt Brecht e Erich Engel.

DISCO 3
- A vida de Bertolt Brecht (Brecht - Die kunst zu leben/ALE/2006)
Premiado documentário de Joachim Lang que traça um retrato apaixonante de Brecht, a partir de raras imagens de arquivo e entrevistas.
- Visões de Brecht (Brasil/2010)
Depoimentos de especialistas na obra brechtiana: Profa. Iná Camargo Costa (USP), Prof. Marcos Soares (USP) e Profa. Maria Sílvia Betti (USP).

Áudio: Inglês, Alemão
Legendas: Português
Tempo Aproximado: 453 min.

0 comentários: